Ensaio: Refeições da Literatura

A designer norte-americana Dinah Fried resolveu fazer um ensaio fotográfico para ilustrar várias cenas da literatura que relatam a mesa durante uma refeição. Chamada de Fictitious Dishes: An Album of Literature’s Most Memorable Meals” (“Pratos da ficção: um álbum dos mais memoráveis pratos da literatura”, em português), mostra como foi aproximadamente 50 pratos de diferentes livros.

1. O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald

“Por sobre as mesas de bufete, decoradas com excelentes hors-d’oeuore, presuntos curados e especiarias amontoavam-se ao lado de saladas com desenhos de arlequins, porquinhos de pastelaria e perus enfeitiçados pela cor de oiro-escuro do forno”


2. Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll 

“’Tome um pouco de vinho, a Lebre de Março ofereceu em um tom encorajador. Alice olhou ao redor por sobre a mesa e não havia nada senão chá.” 


3. Medo e Delírio em Las Vegas – Hunter S. Thompson

“Abriu outra garrafa de tequila, que começou a beber como se fosse água. Então pegou uma toranja e cortou a fruta ao meio com uma minimagnum da Gerber – uma faca de caça de aço inoxidável, com uma lâmina afiada como uma navalha.”


4. Heidi - Johanna Spyri

“A chaleira logo começou a ferver, enquanto o velho segurava um pedaço de queijo com um longo garfo de ferro sobre o fogo, girando e girando até ele ficar tostado e com uma bela cor dourada em cada lado. Heidi assistia a tudo com um olhar curioso”


5. Moby Dick – Herman Melville

“Nosso apetites sendo aguçados pela congelante viagem, e em particular, Queequeng vendo seu prato de frutos do mar favorito a sua frente, e a sopa de mariscos estando excelente, nós partimos para uma grande expedição…”


6. Oliver Twist – Charles Dickens

“Ele estava desesperado de fome e despreocupado com a miséria. Ele se levantou da mesa e, aproximando-se do chefe, prato e colher em mãos, disse, de alguma forma assustado com sua própria imprudência: “Por favor, senhor, eu quero mais.”


7. On the Road – Jack Kerouac

“Mas já era tempo de cortar as lamentações e cair fora, então apanhei minha mochila, disse adeus ao velho recepcionista sentado ao. lado de sua escarradeira, e fui comer. Devorei outra torta de maçã com sorvete — estavam ficando cada vez melhores à medida que eu avançava dentro de Iowa, a torta crescia e o sorvete ficava ainda mais saboroso.”


8. Redoma de vidro – Sylvia Plath

“Então me servi de abacate e a salada de carne de siri. Abacate é minha fruta favorita. Todo domingo meu avô costumava trazer um abacate para mim, escondido no fundo de sua mala executiva, debaixo de seiscamisas sujas e tirinhas do jornal de domingo.”


9. A Metamorfose – Franz Kafka

“Eram hortaliças velhas e meio podres,ossos do jantar da noite anterior, cobertos de um molhobranco solidificado; uvas e amêndoas, era um pedaçode queijo que Gregor dois dias antes teria consideradointragável, era uma côdea de pão duro, um pão commanteiga sem sal e outro com manteiga salgada.”


 10. O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

“Quando estou fora de casa, geralmente só como sanduíches de queijo e leite maltado. Não é muita coisa, mas o leite maltado tem um monte de vitaminas.”


11. O Jardim Secreto – Frances Burnett

“Ovos assados eram um luxo de que eles nunca tinham ouvido falar. E batatas muito quentes com sal e manteiga fresca eram alimento digno de um rei da floresta.”


12. O Sol é Para Todos – Harper Lee

“Meu Deus, Cal, o que é tudo isso?” Ele estava olhando para seu prato de café da manhã. Calpurnia disse, “O pai de Tom Robinson mandou junto a este frango esta manhã. Eu completei: “Você diga para ele que eu estou feliz de ter isso – aposto que eles não têm frango de café da manhã na Casa Branca.”



E ai, o que acharam? Eu adorei esse ensaio! Acho que tudo foi muito bem recriado, da forma como descrito mesmo.

● 

 Acompanhe também as redes sociais Facebook | Fanpage | Youtube | Instagram | Twitter | Google+

18 Comentários

  1. Olá! :3 Primeira vez aqui no seu blog e devo admitir que estou encantado. Já me tornei um seguidor e pretendo voltar logo! kjahkshkjas :3 Sou apaixonado por esse tipo de arte em fotografias, já vi várias artistas com grandes ideias, mas nenhuma como esta! Amei a mesa da Alice. ♥ Te seguindo no tt também!

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    http://acessopermitidoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante
    Uma arte bem diferente e criativa
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca li nenhum desses livros, mas adorei a ideia da designer pro ensaio!
    xoxo

    www.s2juuh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia extremamente criativa, e é interessante porque alguns desses livros tem filmes e se não tivessem, essas fotos conseguiriam expressar exatamente a mesma sensação que os filmes dão, o visual bem feito.

    La Diabolique - Fan Page - SORTEIO Varsity Jacket

    ResponderExcluir
  5. nossa, estou APAIXONADA por esse post! mt criativo e uniu duas das minhas coisas preferidas do mundo, comida e livros, rsrs

    www.tofucolorido.blogspot.com
    insta: liviaalli

    ResponderExcluir
  6. Nossa, amei as fotos. Além de terem ficado lindas, me deixou com fome haha!
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana as fotos, eu particularmente me identifiquei mais com a da Alice.
    big beijos

    ResponderExcluir
  8. Que massa esse post *-*
    Povo criativo demais ne?

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  9. amei o apanhador no campo de centeio
    hehehe
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post e a ideia, achei super criativo e diferente!
    Confesso que li poucos dos que você citou, mas gostei de todos, o meu preferido é sem dúvidas "Alice no País das Maravilhas" haha
    Beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
  11. nossa que ideia legal...
    realmente me senti na cena, ela mandou muito bem!

    beijos
    www.charmynail.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal que ficou.
    http://maquiagensdaerika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. que criatividade da Dinah Fried,gostei muito da iniciativa dela de criar os pratos dos livros...bem diferente,nunca tinha visto algo parecido e sem falar que um prato parece mais gostoso do que o outro.adorei o seu post e o seu blog também,muito obrigada pela sua visita no meu e já estou te seguindo.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  14. Achei bem criativo, a proposta é mesmo bem interessante e curioso de ver. Eu ri quando vi o da Metamorfose kk Mas gostei mesmo foi do Alice no país das maravilhas haha

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  15. Criativo e super bem feito! Só li A Metamorfose e Alice, e mesmo assim, pelos trechos, a Dinah hazô com a criatividade! Ficou curioso e interessante, adorei <3
    Vou indicar esse post no meu blog no fim do mês u_u
    beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, super criativa essa norte-americana!!
    Adorei o post :D
    Mil beijos, www.nossomosmoda.com

    ResponderExcluir
  17. Adorei o ensaio Laysa. Realmente ficou tudo muito bem montado e condizente com o que fiz a passagem! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir