Em julho de 2003, a cena literária italiana foi tomada de assalto por um despretensioso livrinho de pouco mais de cem páginas: Cem Escovadas Antes de Ir para Cama, da adolescente siciliana Melissa Panarello. O livro relata em forma de diário, sem pudores nem meias palavras, as precoces e variadas experiências sexuais vividas por uma colegial entre os 14 e os 16 anos.
A descoberta de um mundo novo e diferente: o próprio corpo de adolescente, a viagem em busca de si mesma através do sexo, o desejo de captar o sentimento sempre inefável que é o amor. E também a ilusão de encontrá-lo em muitas camas, em muitos corpos, em casas desconhecidas com homens que não a amam. É esse o ponto de partida para um relato que mistura de forma provocadora ficção e realidade.
A protagonista do livro se entrega aos excessos carnais como se desejasse, através deles, transcender o corpo. Orgias regadas a drogas, sadomasoquismo,homossexualismo: nada detém sua curiosidade, mas seu prazer é tingido de repulsa e insegurança. Antes de dormir, Melissa escova cem vezes os longos cabelos, num ritual de purificação quase infantil que constitui, para o leitor, o único lembrete de que se trata, afinal, de uma menina.
Minha opinião
Por mais que o livro seja explícito e sem pudores, ele não é exatamente um livro pornográfico, é claro que tem seus momentos impróprios para menores, que descrevem o que a personagem fez. Ele está mais para contar a história da personagem, Melissa, que ao ter seu coração partido, se perde no mundo.
É uma narrativa confusa, já que a personagem é confusa, não sabe o que quer da vida, então foi escrito desta forma. Uma hora quer o amor para a vida toda, na outra, quer apenas sexo e sem envolvimento.
Se existe uma palavra que possa descrever Melissa, essa palavra é: confusa.
Provavelmente por isso muitos não gostam do livro. Mas, essa é a personagem, e se a autora realmente diz a verdade, essa foi a vida real dela.
A história é assim: Melissa perde sua virgindade de uma forma bruta, totalmente diferente do que ela sonhava, porém com a pessoa que ela queria. Mas esse cara, o Danielle, é totalmente grosseiro com ela, mas ela não consegue abandona-lo de imediato, e decide então ser como ele, tratar homens da mesma forma. Ao contrário do que ela esperava, ela não se sente bem com isso, e a cada pessoa com quem ela vai pra cama, se sente pior, menos amada. Nesse caminho de descobrimento sobre sexo e sexualidade, ela passa por várias coisas, como homossexualidade, tanto vivida, como observada ou em forma de amizade; orgias, drogas; caras muito mais velhos; sadomasoquismo; e finalmente o, tão aguardado e revelador, amor.
Citação: "Uma cena comovente no cinema nunca me comoveu, uma canção intensa nunca me emocionou e no amor eu sempre acreditei pela metade, considerando que era impossível conhecê-lo de verdade. Mas eu nunca fui cínica, isso não. Simplesmente ninguém nunca me ensinou a expressar o amor que eu guardava dentro de mim, escondido, fechado para qualquer um. Mas ele estava em algum lugar, era só desentocá-lo... E eu procurei por ele projetando o meu desejo em um universo do qual o amor estava banido; e ninguém, ninguém mesmo, barrou minha passagem dizendo: 'Não menina, daqui não se pode passar.'"Notas
Capa: 10.
Justificativa: Passa a mensagem exata, de escovar o cabelo, de ser uma menina.
Facilidade de Leitura: 8.
Justificativa: As vezes fica meio complicado entender do que, de quem ela está falando.
Livro num geral: 9.
Justificativa: Eu gostei do livro, tem uma narrativa legal, talvez justamente por se tratar de um diário, e não focar em alguns dias, ou meses, mas sim 2 anos da vida dela, e somente quando acontece algo que seja interessante para a história. É uma fácil leitura.
Curiosidade
O livro virou filme em 2005, porém a história ficou totalmente diferente. Ao invés de focar na Melissa e suas dúvidas, ser mulher ou ser menina, em busca do verdadeiro amor; focou na relação dela com a família, que no livro quase nem aparece. Tudo é diferente. O filme é legal, mas o livro é muito melhor.
Se interessar, tem no youtube o filme completo, é só clicar aqui, e é dublado;
Texto originalmente feito para o Blog Avontade.
xoxo.
27 Comentários
Parece ser um livro interessante.
ResponderExcluirwww.mundogarota.com
Parece ser ótimo, fiquei curiosa pra ler
ResponderExcluirBeijoos!
http://simplesglamour.blogspot.com
Que interessante ter sido escrito por uama dolecsnte, ando procurando livros escritos dessa form aultimamente e gostei muito d aindicação.
ResponderExcluirTem post novo la no blog
bjs
naquelemomentoeujuro.blogspot.com
Não entendi muito bem a história mas fiquei curiosa.
ResponderExcluirXx
www.likeparadise.com.br
Não conhecia esse livro, mas parece interessante. Salvei o link aqui para que futuramente eu possa ler :)
ResponderExcluirBeijos,
http://theclassicblack.blogspot.com.br
Eu ainda não li esse. No momento estou tentando terminar a biografia do Steve Jobs, é muito grande! rs
ResponderExcluirBeijos
http://cihsato.blogspot.com.br/
Fiquei bem curiosa pra ler.
ResponderExcluirAchei super bacana.
Linda meu blog mudou de endereço, agora é:
andreakubiki.blogspot.com
hashas acabei de ler ele agorinha, é pequeno li rapido, gostei ahsahs mas eu sou muito inocente para essas cosias ahshas é serio (;
ResponderExcluirinocentementeingenua.blogspot.com
parece legal só pelo nome.
ResponderExcluirrabiiiscosnopapel.blogspot.com
Gostei da resenha, parece ser bem legal o livro, as vezes quando produzem filmes, fica completamente diferente dos livros, os livros sempre são os melhores rsrs
ResponderExcluirBeijinhos
conversando-com-a-lua.blogspot.com.br
Eu achei que o título do livro não tem a ver com a sinopse, pelo menos quando i, pensei que a história era diferente,e não gosto muito del livros que deixa agente confuso sobre a história, e o nome do cara é de mulher não :? mas a história parece legal, muitas meninas ficam confusas em certos períodos da vida.
ResponderExcluirhttp://talento-feminino.blogspot.com.br/
Parece um livro bom. Acho que esses livros com cenas "impróprias" são mais fáceis de lidar que com um filme, por exemplo. Leitura é algo íntimo, e a cena você vai interpretar à sua maneira. No filme, às vezes, as cenas ficam muito agressivas, até ofensivas, e tem que ter mais maturidade para ver.
ResponderExcluirEu já li vários livros com cenas desse tipo, mas os que mais me marcaram foram os da série "As Brumas de Avalon". São muito bons, mas... Sei lá, eu recomendo que leia pra entender o que quero dizer!
Nunca li mesmo esta série, mas adorei a indicação e já coloquei na minha wishlit de livro hahahaha
ExcluirE concordo com o que você diz, melhor em livro este tipo de assunto.
Parece interessante esse livro. Não sei se leria agora, não com minha idade, mas quando for mais velha, esse livro pode ser uma boa pedida. Gostei da resenha, parabéns! <3
ResponderExcluirhttp://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/
Eu já tinha escutado falar desse livro o conteudo expresso na sinopse é bem pesado, assim não vou procurar para comprar, rsrs' Beijos
ResponderExcluirwww.blogdicasdadan.blogspot.com
aaaaaaaaaaaamei teu blog.. muito lindo *-*
ResponderExcluir*-* to seguindo, segue lá tbm..
Tem sorteio na pagina do blog, vem verificar o post sobre o sorteio comigo??
Pagina aonde esta rolando o sorteio: http://www.facebook.com/DaayKrechMakeup
Beijos e fique com Deus!!
http://fascinacaodemulher.blogspot.com.br
Gosto de livros assim, que contem essas histórias! Gosto de saber! rs Parece ser bom! Vou adquirir o mais breve possível! :D
ResponderExcluirBeijinhos ;*
Tenha uma excelente semana!
fashionableword.blogspot.com
super recomendo, adorei!
ResponderExcluir@esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
aosdezesseisanos.blogspot.com.br
Gostei da dica hein, muito bacana !!
ResponderExcluirNovidade no blog Maah Music é para dance e curti, veja lá e dica o que achou da banda:
http://estilloetendencias.blogspot.com.br/2013/02/ouca-e-dance-com-banda-melody.html
beijo e otimo começo de semana!!
@maahmusic
Gostei da resenha , muito lehal
ResponderExcluirhttp://husind-plis.blogspot.com.br/
Nunca conheci um filme que fosse melhor que o livro!!... E não gosto quando eles mudam a história, perde todo o foco!! hahah, mas fazer o que, né? Não posso controlar isso!!
ResponderExcluirO livro parece ter uma história bem interessante, vou procurar!
:***
www.umdocedia.com.br
O único que gostei mais do filme que o livro, foi o"Diário de uma paixão" HAHAHA
ExcluirBeijos
Tem anos que não leio Layza! Sempre me esqueço de pegar aquele livro e começar uma boa leitura ao invés de ficar ouvindo música no busão rs'
ResponderExcluirEsse livro parece ser ótimo ^^
Excelente segunda!
Beijinhos ;*
http://bycarolinaa.blogspot.com.br/
Que legal! Vou ver se consigo comprá-lo! Beijos e uma ótima semana .
ResponderExcluirBlog | Facebook
Nunca assisti o filme e nem li o livro. Mas parece ser bom, não é o que eu costumo ler, mas quem sabe um dia eu acabe lendo. Beijão <3
ResponderExcluir@keithpappen
www.detalhesamor.blogspot.com
Perfeita essa resenha, gostei do livro antes mesmo de ler!
ResponderExcluirBeijos :*
Nos olhos de quem viu
Nossa que livro estranho! o.O
ResponderExcluirBjs e aproveita que tem promo no ar!
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/01/promocao1-carnaval-literario.html